segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Vida de estrangeira: Indignada / Vida de extranjera: Enojada

Como vocês devem saber, eu estou em Santiago. Um dos motivos, é que eu tenho que renovar meu passaporte no Consulado brasileiro, ideia que começou na primeira semana do ano, quando eu estive lá só para buscar as informações de qual o procedimento a ser seguido.

Hoje de manhã eu acordei feliz, fui tomar meu café da manhã no hotel, pego o jornal chileno e uma notícia me chama atenção. Dizia o “La Tercera” que em 2011 os trâmites que os chilenos podem realizar pela internet cresceu 135%. Atualmente, o chileno pode realizar 650 diligências on line, sem filas, sem papeis, sem perda de tempo! No montante total de trâmites possíveis no país, isso signfica só 25%, mas, quantos serviços estão disponíveis on line no Brasil? Não fui buscar a informação, mas tenho certeza que são muito poucos.

Entre os exemplos de serviços disponíveis pela internet estão: certificado anual de estudos, solicitação de pensões, solicitação de indenizações para trabalhadores, entre outros.

Mas, voltando ao assunto do passaporte: a felicidade da notícia desapareceu quando eu cheguei no prédio do consulado brasileiro, e lembrei que no Brasil, as coisas ainda estão, muito, muito atrasadas. E começa pelo desrespeito aos cidadãos. Havia uma fila imensa de pessoas, entre brasileiros e chilenos, mulheres com bebês e grávidas amontoadas em um corredor, sem receber quase nada de informação, com o único benefício de ter um ventilador!!!!!!!!


Um pedaço da fila
O único ventilado para toda essa gente!

Aí, quem conhece o trâmite vai me dizer que o requerimento do passaporte brasileiro no consulado também se faz pela internet. Claro, você pode preencher pela internet! Mas… depois tem que ir lá, buscar o boleto para fazer o depósito do valor do passaporte, porque o sistema onde você preenche o requerimento não emite o tal boleto! E o depósito só pode ser realizado em um único banco, e em espécie! Ou seja, não adianta nada!!!

Bem, eu consegui sair de lá com tudo pronto, e em 15 dias tenho que voltar para buscar o passaporte. Quando estava quase indo embora o senhor que me atendeu contou que o Consulado Brasileiro em Santiago vai se mudar para um prédio ao lado do Banco do Brasil, na Av. Apoquindo, em Las Condes, para ter mais espaço físico e maior possibilidade de atendimento ao público. Uma ótima notícia, mas que ainda não tem data prevista para acontecer.

_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

Como ustedes saben, estoy en Santiago. Una razón es que tengo que renovar mi pasaporte en el Consulado de Brasil, una idea que comenzó en la primera semana del año, cuando yo estuve allá sólo para obtener información sobre cuál es el procedimiento a seguir.


Esta mañana me desperté feliz, desayuné en el hotel, abrí el periódico chileno, y una noticia me llama la atención. Dijo la "La Tercera" que en 2011 los trámites que los chilenos pueden hacer en Internet creció un 135%. En la actualidad, el chileno puede realizar 650 diligencias públicas por internet, sin filas, sin papel, sin pérdida de tiempo! Del universo de 2500 trámites disponibles, el 25% se puede realizar completamente en linea, lo que puede parecer poco, pero cuántos servicios están disponibles en línea en Brasil? Yo no busqué esa información, pero estoy segura que muy pocos.

Ejemplos de servicios disponibles a través de Internet en Chile son: certificado anual de estudios, la aplicación de las pensiones, solicitud de indenización a los trabajadores, entre otros.

Pero, de vuelta al tema pasaporte, la felicidad de las noticias desapareció cuando llegué en el edificio del consulado de Brasil, y me acordé de que en Brasil, las cosas son todavía muy, muy lentas. Comienza con el desrespecto a los ciudadanos. Había una fila enorme de gente, incluidos los brasileños y chilenos, unos con bebés y mujeres embarazadas, que estaban de pie en un pasillo sin recibir información y con el único beneficio de disponer de un ventilador!

Entonces, ¿quién conoce el procedimiento me dirá que la solicitud del pasaporte en el consulado de Brasil se hace también por Internet. Claro, usted puede llenar la ficha por Internet! Pero ... entonces tienes que ir allá, buscar el boleto para depositar el importe del pasaporte, ya que el sistema en el que llenas la solicitud no emitir este boleto! Y el depósito sólo se puede hacer en un unico banco y en efectivo! Es decir, no está bien!

Bueno, salí de allí con todo listo, y tengo 15 días para volver a buscar mi pasaporte. Cuando estaba a punto de dejar el consulado, el señor que me atendió me dijo que el Consulado de Brasil en Santiago se trasladará a un edificio al lado del Banco de Brasil, en la avenida Apoquindo, Las Condes, para tener más espacio y mayor capacidad de servicio. Buenas noticias, pero para eso no hay fecha definida.

Um comentário:

  1. Muito apropriada a indignação!! Precisamos mesmo mostrar a indignação e olhar bem em quem votamos.

    ResponderExcluir