segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Utilidade pública: emissão de passaporte brasileiro em Santiago

Contei nesse post, que fui a Santiago renovar meu passaporte brasileiro e passei o maior “perrengue”. Hoje é a data que me deram para que ficasse pronto. Agora tenho que me programar para ir busca-lo. Haja paciência.

Esse post é destinado aos brasileiros que, como eu, vivem no Chile e precisam solicitar ou renovar passaporte, no Consulado do Brasil em Santiago. Para tentar ajudar e evitar que vocês sofram muito (porque sofrer um pouquinho acredito que vocês vão, até porque a lista de coisas que se deve levar é gigante, e o sofrimento já começa por aí), coloco os Requisitos para Concessão de Passaporte, que é uma cópia literal do que me entregaram lá no consulado, ok?

Solicitar o passaporte no sítio http://scedv.serpro.gov.br e imprimir o formulário correspondente, que deverá ser apresentado no Consulado juntamente com o original e fotocópia de:

1 – certidão de nasciment brasileira;

2 – Cédula de identidade brasileira;

3 – Título de eleitor e prova de estar em dia com as obrigações eleitorais – comprovante de votação da última eleição, ou certificado de quitação eleitoral;
4 – Passaporte anterior (quando for o caso de emissão de um novo);
5 – Certificado de alistamento militar ou carteira de reservista, para homens;
6 – Uma fotografia tamanho 5X7, de frente, recente, com fundo claro; Não serão aceitas fotografias instantâneas;
7 – Depositar, em espécie, no banco a ser indicado, os emolumeentos consulares.
Observações: As solicitações devem ser apresentadas de segunda a sexta-feira, de 10:30h às 13:00h. O custo do passaporte, em caso de extravio, é o dobro do normal. Mulheres casadas devem apresentar certidão de casamento. Para menores de idade, os pais devem apresentar autorização para a concessão do passaporte.
Bem, esses são os “requisitos”. Eu paguei (em fevereiro de 2012) 56.000 pesos para renovação. Passei o maior trabalho para encontrar um lugar que tirasse foto 5X7 (porque o tamanho padrão passaporte dos chilenos é 5X5) e quando cheguei no consulado eles me disseram que a foto poderia ser tirada lá mesmo… eles tem câmera!
Eu não vou traduzir esse post para o espanhol, porque ele é bem destinado aos brasileiros, ok?
Espero que tenha ajudado!

Um comentário:

  1. obrigado por sua ajuda miga,eu sei bem o que passou, por que estou aqui em antofagasta no chile,e só Deus sabe o quanto foi dificil está solicitando o passaporte.ainda estou em tramites.....

    ResponderExcluir