domingo, 4 de março de 2012

Vida de estrangeira: Um ano no Chile / Vida de extranjera: Un año en Chile

Pois é, hoje completa um ano que eu cheguei definitivamente para morar aqui no Chile. E isso merece um post de reflexão e uma semana inteira de comemoração aqui no blog. Serão vários post falando exclusivamente da Vida de Estrangeira, que é sempre um dos tópicos de maior sucesso.

Vou contar um pouco de como foi a decisão de vir morar aqui, as dificuldades da mudança e minhas maiores alegrias.
Já faz algum tempo que o Pedro vinha recebendo convites para trabalhar fora do Brasil. Mas, até então não pareciam atrativos pelo lugar ou pelo salário. Quando a proposta do Chile chegou, foi super bem recebida, porque sabíamos que o país era bom, estava perto do Brasil, não tem uma cultura muito diferente da nossa, e os benefícios financeiros também compensavam.
Eu tinha emprego, eu tinha o mestrado para terminar, nós tínhamos comprado um apartamento a menos de quatro meses: parece tão difícil deixar isso tudo para trás! Mas, na realidade não foi! Estávamos tão decididos que eu simplesmente voltei na universidade e disse: “estou indo!” Claro que precisei oganizar algumas coisas para minha saída, mas tive, pela primeira vez na vida a sensação concreta de que não sou (e ninguém é) insubstituível.
No apartamento eu tirei somente as coisas que podia carregar. Tudo mais ficou lá dentro, passei a chave e levei para a imobiliária que iria se ocupar da venda. Foi mais uma prova para mim mesma: eu não me apego nas coisas materiais. Claro que tinha carinho por muitas das coisinhas que tinha comprado, escolhido... mas, sinceramente, elas não me fazem falta.
Deixar a família e os amigos é a parte mais difícil. Isso até hoje me faz chorar! E sei que todo mundo vai me entender, portanto, não vou me alongar mais nesse tópico.
Estamos certos que fizemos uma ótima escolha e não nos arrependemos. Gostamos muito de viver aqui, temos muitos benefícios e facilidades por conta da empresa, conhecemos gente de todas as partes do mundo e, por enquanto, não temos previsão de voltar para o Brasil.
Espero que vocês me acompanhem ao longo da semana, quando eu for contando um pouco mais dessas minhas aventuras, ok?
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

Pues bien, hoy cumple un año que llegué a vivir aquí en Chile. Y eso merece un post de reflexión y de toda una semana de celebración aquí en el blog. Habrá varios post hablando exclusivamente de la vida de extranjera, que es siempre el tema de mayor éxito en BloGabi.
Déjame que te cuente un poco como fue la decisión de venir a vivir aquí, las dificultades del cambio y de mis mayores alegrías.
Desde hace algún tiempo que Pedro había estado recibiendo invitaciones para trabajar fuera de Brasil. Pero hasta entonces no parecían atractivas o por el país o por el salario. Cuando la propuesta vino de Chile, fue muy bien recibida, porque sabíamos que el país era bueno, estaba cerca de Brasil, tiene una cultura muy semejante a nuestra, y los beneficios financieros ​​también eran buenos.
Yo tenía un trabajo, tenía que terminar el Magister, habíamos comprado un departamento hacia menos de cuatro meses: parece tan difícil dejar todo atrás! Pero en realidad no fue! Estábamos tan decididos que me fui en la universidad donde trabajaba y dijo: "Voy vivir en Chile!" Por supuesto tuve que organizar algunas cosas para mi partida, sino que, por primera vez en la vida tuve la real sensación de que no soy (y nadie lo es) irremplazable.
En el departamento llevé únicamente las cosas que podía cargar. Todo lo demás se quedó adentro, tomé la llave y la llevé a la inmobiliaria que se haría cargo de la venta. Fue una prueba más a mí misma: no me aferro a las cosas materiales. Por supuesto, tenía afecto por muchas de las cositas que había comprado, elegido ... pero, honestamente, no me hacen falta.
Dejar a mi familia y amigos fue la parte más difícil. Esto me hace llorar hasta hoy! Y sé que todo el mundo me va a entender, así que no me extenderé más sobre este tema.
Estamos seguros de que hemos hecho una gran elección, y no nos arrepentimos. Nos encanta vivir aquí, tenemos muchos beneficios y facilidades por la empresa, conocemos gente de todas partes del mundo y, por mientras, no hay ganas de volver a Brasil.
Espero que me acompañen durante toda la semana, cuando les contaré un poco más de mis aventuras, ¿ok?

2 comentários:

  1. Gabi Dim, adoro conhecer mais sobre outros países, e, enquanto não saio do vale do Itajaí vou me divertindo com as histórias dos amigos! Adorei teu blog. Um beijo e feliz vida aí no Chile!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neinha! Que bom receber o seu comentário! Fazendo o que no Vale do Itajaí?
      Quando quiser vir me visitar, será muito bem vinda! E traga a família (filha, marido, mãe, irmã...) eu iria adorar!
      Beijão

      Excluir