terça-feira, 13 de março de 2012

Eu fiz feijão / Yo hice porotos negros

Feijão faz parte da alimentação do brasileiro, certo?

No Chile é relativamente fácil encontrar feijão, mas a preparação não é nada parecida com a forma brasileira. Aqui, o feijão (normalmente branco) é servido mais em forma de salada, sequinho, sabe?

Eu fiquei muito feliz quando vi feijão preto para vender no supermercado. Não é que eu coma isso todos os dias, e nem me faz tanta falta assim, mas algumas vezes gusto de cozinha-los e ter congelado para poder comer quando tenho vontade.

E, o jeito que eu faço o feijão é tão fácil! Pode ser que ajude outros brasileiros que, como eu, estão for a de casa. Vamos lá:



Eu separo meio quilo de feijão preto (não deixo de molho), coloco na panela de pressão com uma cebola picadinha, dois dentes de alho, um pouco de sal, uma colher de azeite de oliva, pimenta moída e um tablete de caldo de costela. Cubro com água até completer 2/3 da panela. Fecho e levo para o fogo médio. Espero 40 minutos depois que começou a fever.



E não é que fica bom?!?!?



Se alguém fizer, depois me conta!
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

Porotos negros son parte de la alimentación de los brasileños, cierto?

En Chile es facil encontrar porotos, mas la forma de prepararlos no es en nada semejante a la forma brasileña. Aqui, el poroto (normalmente blanco) es servido como ensalada.

Me quedé muy contenta cuando encontré poroto negro para vender en el supermercado. Yo no como porotos negros todos los días, y tampoco lo echo tanto de menos, pero algunas veces me gusta cocinarlos y congelarlos para comer cuando tengo ganas.

Los preparo de una manera tan facil! Puede ser que ayude los otros brasileños que, como yo, estan fuera de sus casa. Vamos a la receta:

Uso medio quilo de porotos negros (no los dejo en agua), pongo en la olla a presión con una cebolla y dos dientes de ajo, un poco de sal, una cuchara de aceite, pimienta molida, y caldo de costilla. Vierto agua hasta completar 2/3 de la olla. Cierro y llevo al fuego. Estará listo 40 minutos depues que empieze a herver.

Y no es que se queda rico?!?!?

Si lo haces, cuentame!

2 comentários:

  1. Aqui em Buenos Aires é assim tb, feijao só branco e servido como um aperitivo. Eu trouxe 1kg de feijao preto do Brasil, mas nao fiz ainda. O Ger acha estranho comer feijao com o calor que faz... como se fosse um prato para se comer só no inverno! Enquanto isso fico na vontade! hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, a minha sorte é que eu acho aqui para vender. Mas eu paguei um mico pulando de felicidade na frente da prateleira do feijão no supermercado da primeira vez. Faz do jeito que eu mostrei, bem "light", quase sem gordura (porque eu coloco um pouquinho do azeite de oliva) e fica leve, até para comer nos dias mais quentes. Ah, e fazendo meio quilo dá um monte de feijão e você pode congelar. Quando eu faço o Pedro não come (pra ele feijão não faz falta), por isso me dura um monte!

      Excluir