quinta-feira, 8 de março de 2012

Vida de estrangeira: O que eu NÃO gosto no Chile / Vida de extranjera: Lo que NO me gusta en Chile.

Depois de contar para vocês as coisas que mais gosto no Chile, lembrei que uma vez conheci um chileno que, depois de saber que eu era brasileira me perguntou: “O que você não gosta no Chile?”. Pensei que tinha entendido mal, porque todos sempre querem saber o que gosto, mas ele me disse: “É isso mesmo, me interessa saber quais são os defeitos do meu país, para tentar mudá-los!”. Uma bela forma de ver a vida, certo?

Foi aí que parei para pensar, que há poucas coisas que realmente desgosto aqui, e são elas que vou abordar. É bom que fique claro que não conheço o país inteiro, e que vivo aqui há um ano, em uma cidade de interior, e essas são algumas impressões, ok?


- Todos os bombeiros são voluntários! Ai, isso me dá uma aflição! Como pode um país com tantos desastres naturais (vulcão, terremoto, incêndios, nevascas) não ter bombeiros do Estado? O bom é que os cidadãos são conscientes e muita gente colabora, mas, mesmo assim, me parece pouco viável.

- As crianças usam os brinquedos do supermercado (bolas, bicicletas, skates) enquanto os pais fazem compras, e também comem todos os produtos que querem, antes de pagar! Isso eu vejo em todos os supermercados que vou, seja em Santiago ou no interior do país. Os pais vão fazer suas compras e as crianças ficam usando descaradamente os produtos que estão a venda. Fora que adoram jogar bola bem na frente daquela prateleira dos ovos!!! Tomar suco e comer bolachas dentro do supermercado antes de pagar também é super comum! E até os adultos fazem! Acho uma falta de respeito!
Os pais incentivam os filhos a consumir produtos dentro do supermercado

- Fora de Santiago o transporte público é muito deficitário! Na minha cidade por exemplo, os ônibus são micro-ônibus da década de 70, caindo aos pedaços e poucos. A maior parte do transporte é feito por “colectivos”, ou seja, taxis que tem linha fixa! Você paga um valor fixo, e pode pegá-lo e descer onde quer dentro do percurso! E quando digo que pode pegar ou descer é em qualquer lugar mesmo: no cruzamento, na frente da sua garagem, no meio da rua… e o trânsito e o carro que vem atrás que se ferrem! Eles não querem nem saber! Fora que já vi 5 adultos e 3 crianças dentro de um mesmo taxi. Enquanto couber gente, eles vão deixando entrar! Um absurdo!

- Falando em crianças no trânsito, aqui as cadeirinhas e o sinto de segurança para elas não são respeitados. Vê-las com a cabeça e os braços para fora, ou bebezinhos sendo carregados no banco da frente, é totalmente comum, e se vê em qualquer saída de casa. Outra vez: ai que aflição.



Esses são os principais “defeitos” que encontro aqui! Alguém tem algum outro para acrescentar?

_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

Después que les conté las cosas que me gustan mucho aquí en Chile, me acordé que una vez conocí un chileno que cuando supe que yo era brasileña me preguntó: “Qué no te gusta en Chile?”. Creí que había entendido mal, porque todos siempre quieren saber lo que me gusta, pero él me dijo: “Eso es, me interesa saber cuáles son los defectos de mi país, para intentar cambiarlos!”. Es una buena forma de ver la vida, cierto?

En ese momento pensé que hay muy pocas cosas que realmente no me gusta acá y son esas pocas cosas que les voy a contar. Es bueno aclarar que no conozco todo el país y que vivo aquí solo a un año, en una ciudad del interior, y esas son algunas impresiones, ok?

- Todos los bomberos son voluntarios! Eso me aflige! Cómo puede un país con tantos desastres naturales (volcán, temblores, incendios, nieve) no tener bomberos del Estado? Lo bueno es que los ciudadanos son conscientes y mucha gente colabora, pero, así mismo, no me parece viable.

- Los niños juegan con los juguetes del supermercado (pelotas, bicicletas, skates) mientras sus papás hacen sus compras y también comen todos los productos que quieren antes de pagar! Eso yo veo en todos los supermercados que voy, sea en Santiago o en el interior del país. Los papás compran y los niños se quedan jugando con los productos que serán vendidos después. Además, les encanta jugar la pelota en frente a repisa donde se ponen los huevos!!! Tomar jugo y comer galletas dentro del supermercado también es súper común! Hasta los adultos lo hacen! Encuentro una falta de respeto!

- Fuera de Santiago el transporte público es muy malo. En mi ciudad hay micros de la década de 70. La mayoría del transporte es hecho por los colectivos, o sea, taxis que tienen una ruta fija. Usted paga un valor fijo y puede tomarlo o bajar en cualquier lugar del camino! Y cuando digo que es en cualquier lugar es así mismo: en el cruce, en la entrada de su estacionamiento, en el medio de la calle… el trafico y el auto que vienen detrás que esperen! Ellos no se van a molestar con eso, pero usted sí! Además, he visto 5 adultos y 3 niños en un mismo colectivo. Si hay espacio, puede adentrar! Un absurdo!


- Hablando en niños en el tráfico, aquí las sillas y el cinturón de seguridad para ellos no son respectados. Los niños ponen sus brazos y sus cabezas para fuera del auto, y los bebes son llevados en el banco delantero, y eso es totalmente común. Tengo que decir otra vez: Eso me aflige!

Eses son los principales “defectos” que encuentro aquí! Alguien tiene otro para acrecentar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário