segunda-feira, 5 de março de 2012

Vida de estrangeira: O que eu gosto no Chile / Vida de extranjera: Lo que me gusta en Chile

Como eu disse, ontem completou um ano que estou vivendo no Chile, e por isso, todos os posts da semana vão, de alguma forma estar relacionados a isso.

O post de hoje traz a resposta de uma pergunta que eu sempre escuto, e que é a mais tradicional quando se é estrangeiro vivendo em outro país: Você gosta de viver no Chile? SIM!

Mas, por que? Bem, existem algunas coisas que me fazem gostar muito de viver aqui.


Os índices de educação, saúde, segurança estão entre os maiores da América Latina. É bem importante estar em um país onde as crianças podem ir para escola e não precisam trabalhar, que a saúde seja acessível a toda população e você possa andar com segurança pelas ruas. Tudo isso merece um aprofundamento, e prometo deixar essas discussões mais para frente, mas já fica aqui o meu registro sobre o quanto gosto.

A polícia não é corrupta. É óbvio que isso está relacionado ao item anterior, mas é impressionante o trabalho da polícia e a forma correta que eles agem. A população respeita e todos saem ganhando.



Os serviços públicos funcionam! Se eu dizer que quando meu visto ficou pronto, eu consegui buscá-lo, me cadastrar na Polícia de Investigações (correspondente da Polícia Federal) e tirar meu carnê de identidade (RG) em cerca de 2 horas (sendo que tive que passar por três prédios diferentes, no centro de Santiago), me parece um recorde! Minha carteira de motorista (entre dar entrada, fazer exame, tirar foto e ir buscar) ficou pronta em 6 horas! Isso é incrível!

As estradas tem ótimas condições de tráfego e são bem sinalizadas. Andar na Ruta 5 que corta o país de norte a sul é uma maravilha! Pista dupla, asfalto em ordem, sinalização. Há pedágio, mas dá gosto de ver! As estradas secundárias, salvo raras exceções, mantém o mesmo padrão (e olha que eu já me meti em cada canto!!!!).


Os preços são menores que os do Brasil. Questão de quantidade de impostos, claro! Mas, mesmo os produtos fabricados aqui no Chile tem um preço mais em conta que os brasileiros. Produtos importados, então, nem se fala: os carros custam três vezes menos que no Brasil!
As paisagens são incríveis! O Chile é um país que mistura neve com deserto e mar com montanha de uma maneira que eu nunca tinha visto! Adoro os contrastes.

Os vinhos!!!! Precisa comentar???
Os chilenos gostam dos brasileiros (mas não são muito amigos dos argentinos, desculpem).
Claro que isso é só uma pequena parte do que me faz gostar de viver aqui! Com certeza, se nós não tivéssemos sido bem recebido, não teríamos tanta vontade de ficar.
E aí? Deu vontade de vir morar aqui também?
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _  _ _ _ _ _
Como había dicho, ayer cumplió un año que estoy viviendo en Chile, y por esto, todos los posts de la semana van, de alguna forma, estar relacionados a eso.
Hoy voy a responder una pregunta que sempre escucho y que es la más tradicional cuando eres extranjero viviendo en otro país: Te gusta vivir en Chile: SÍ!
Pero, por que? Bien, existen algunas cosas que me hacen gustar mucho vivir aqui.
Los indices de educación, salud, seguridad estan dentre los mayorse de Latino America. Es muy importante estar en un pais donde los niños puedan ir al colegio y no necesitan trabajar, que la salud sea accesivel a toda la populación e usted pueda caminar con seguridad por la calle. Todo eso merece ser mejor explicado y los prometo hablar de ellos después, pero ya dejo acá mi registro sobre lo cuanto me gustan.
La policia no es corupta. Por supuesto eso esta relacionado al topico anterior, pero es impresionante el trabajo de los carabineros y la forma corecta como actuan. La populación los respecta y todos salen ganando.
Los servicios publicos funcionan. Si yo dicer que cuando mi visa estaba lista, yo logré buscarla, cadastrarme en la Policia de Investigación y sacar mi carnê de identidad en 2 horas (y tuve que pasar  por tres edificios diferentes, en el centro de Santiago), me parece un record! Mi licencia de conduzir (entre llevar los papeles, hacer examen, sacar foto y ir buscarla) se queedó lista en 6 horas! Eso es increíble!
Las carreteras tem excelentes condiciones de tráfico. Conduzir por la Ruta 5 que va desde el norte hasta el sur es buenisimo! Doble pista, asfalto bueno, todo señalado. Há peaje, pero está bien! Las otras rutas del pais, con algunas excepciones, mantienen el mismo nivel (y yo ya andé en cada lugar!!!!)
Los precios son mas bajos que en Brasil. Por una question de los impuestos, claro! Pero, mismo los productos hechos en Chile tienen precios mas baratos que los brasileños. Productos importados, entonces, son muy baratos: los autos cuestan tres veces menos que en Brasil!
Los paisajes son increibles! Chile es un pais que mezcla nieve con desierto y mar con montaña de una forma que yo he visto jamás! Me encantan los contrastes.
Los viños!!! Necesito decir algo???
A los chilenos les gustan los brasileños (pero no son muy amigos de los argentinos, perdón).
Por supuesto, eso es solo una parte pequeña de lo que me hace gustar de vivir aqui! Seguro que si nosostros no hubiéramos sido tan bien recibidos, no teríamos tantas ganas de quedarnos.
Y usted? Tuvo ganas de venir vivir aqui también?

8 comentários:

  1. Gabi, ADOREI o seu blog! Obrigada por compartilhar a sua experiência no Chile. A partir de hoje serei sua leitora assídua!

    Com carinho, Fernanda (sua colega do Coração de Jesus, esposa do Guilherme colega do Pedro)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fe, a gente tem que conversar! Fico imaginando as tuas experiências na China.
      Agora vocês estão no Brasil, certo?
      Obrigada por acompanhar o blog. Beijos

      Excluir
  2. Que sorte Gabriela!!
    Se eu for fazer uma lista da Argentina, vao faltar itens!
    Nem sabes, mas há duas semanas enquanto eu e o Germán dormiámos entrou um ladrao no apto - pela sacada - e levou tudo que tinha a mao: meu notebook, tablet, blackberry, maquina de foto... dinheiro da cartera do Germán...
    Imagina!!!

    É nessas horas que fico pensando nas vantagens de se viver aqui...

    Outra coisa - os argentinos tb nao gostam dos chilenos. E pra falar a verdade os brasileiro tb nao gostam dos argentinos - de maneira geral, até pq todas as vezes que disse que namorava um argentino os brasileiros me diziam: Ah, nao! Podia ser um chileno ou uruguaio, mas argentino?? hahahahahaha
    Fazer o quê!

    Desabafei aqui... ufa!

    Beijoo Gabi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Ana, que droga! Mas no Brasil não ia ser muito diferente. Até Tubarão, que o pessoal acha super tranquilo, pra mim não parecia seguro e eu estava sempre atenta. Aqui as coisas ainda são mais calmas.
      Mas, ainda essa semana vou postar o meu desabafo também porque nem tudo são flores.
      Beijão

      Excluir
  3. Ahh, nao querendo ser pessimista rsrss, mas semana passada ainda tivemos que dar uns 100 pesos para um policial que nos parou... Será que tem corrupcao???

    Espero o teu desabafo Gabi, talvez eu me console.. kk
    E sim, Tubarao nao tava tao calma tb, mas aqui é pior, bem pior - eu acho!

    Beijooooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui eles fazem blitz todo tempo. Já fomos parados várias vezes, mas sempre estamos com todos os documentos em dia.
      Agora, nem pense em abrir a boca para dizer: "mas, será que não dá para dar um jeitinho?" A coisa complica de vez!
      E também não tem essa de "pontos na carteira" se você descumpre alguma lei. A carteira é retida na hora e você só recebe ela de volta depois de se apresentar ao juízo (que pode determinar a suspensão do seu direito de dirigir, por um determinado prazo) e pagar a multa!!!
      Bem diferente de certos países que eu conheço :)

      Excluir
  4. Gabi, que delícia. O Chile é realmente um país lindo, mas só morando aí mesmo para ter essa perspectiva. Fiquei com vontade de arrumar as malas agora!!! Rsrs Beijao, Dani.

    ResponderExcluir
  5. Vem Dani! Já sabe que tem onde ficar! E imagina a quantidade de "papo" que não ia sair :)
    Beijo

    ResponderExcluir