segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Vida de estrangeira: Perguntas sobre o Carnaval no Brasil / Vida de extranjera: Preguntas sobre el Carnaval en Brasil

Eu queria falar sobre o Carnaval do Brasil aqui no BloGabi. A ideia inicial era dizer que: Sim! Sou brasileira e não gosto de Carnaval!



Na verdade, acho que deixei de gostar quando tinha uns 5 anos, e minha mãe parou de me levar nos bailinhos do clube.

Mas, sei que a maioria dos brasileiros gostam dessa festa, e para não criar polêmica, já que gosto é gosto e não se discute, resolvi contar para vocês quais são as principais perguntas que eu escuto dos chilenos, que querem saber sobre os mitos e verdades do carnaval do Brasil.

Já deixo bem claro que essas são as MINHAS respostas às perguntas que me fazem… você também pode não concordar.

“É verdade que o país pára por uma semana?”

Explico que o carnaval é um feriado que acontece em uma terça-feira. Porém, as festas começam, geralmente, no sábado anterior e vão até terça, sendo que a maior parte dos serviços voltam a funcionar na quarta-feira depois do meio-dia. Claro que todos os serviços básicos continuam sendo oferecidos, e o comércio tem um horário especial para esse fim de semana. Nas cidades turísticas bares e restaurantes funcionam sempre. Claro que tudo vai depender de que lugar do Brasil que você está. Algumas cidades do nordeste (Salvador e Recife, por exemplo), tem um carnaval mais extendido, e pode sim, durar uma semana.

“Qual é a origem do carnaval?”


Sinceramente, no Brasil a origem me parece incerta. Já encontrei explicações de que seria uma festa que prepara para a quarta-feira de cinzas, onde são queimados os ramos usados no Domingo de Ramos do ano anterior, mas essa explicação é “muito católica” para uma festa como o carnaval. Algumas outras explicam que o carnaval foi introduzido pela colonização europeia (como quase tudo em um país que foi colônia), que já realizava festas à fantasia por vários séculos. Alguém sabe?

“Posso sair na rua nessa época?”


Parece engraçado, mas alguns chilenos imaginam que se você sair na rua vai dar de cara com uma escola de samba! Explico que os desfiles de escola de samba acontecem normalmente em “sambódromos” (lugares destinados especificamente para isso), com dia e hora definidos. Existe a possibilidade de você encontrar um bloco de carnaval, um grupo menor de pessoas que se reúnem para comemorar, e se divertem no meio da rua mesmo. Mas, de uma maneira geral, é bem fácil sair de casa.

“É verdade que existe uma indústria das escolas de samba? Que há gente que trabalha todo o ano para a escola?”

Sim! Quando um carnaval termina, as escolas passam a pensar no carnaval do ano seguinte, e os trabalhos começam logo em seguida. Algumas pessoas são contratadas para a criação das fantasias e carros alegóricos, entre outras funções, e outras são voluntárias e participam dos ensaios e reuniões da escola durante todo o ano.

É isso. Bom ziriguidum para quem gosta!

_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

Quería hablar sobre el Carnaval de Brasil aquí, en BloGabi. La idea inicial fue decir: ¡Sí! Soy brasileña y no me gusta el Carnaval!


En realidad, creo que dejé de gustarle cuando tenía unos cinco años, y mi mamá dejó de llevarme a las fiestas de carnaval para los niños.

Sin embargo, sé que la mayoría de los brasileños les encanta esta fiesta, y para no crear polémica, porque el gusto es el gusto y no se discute, me decidí a decirle lo que son las principales preguntas que escucho de los chilenos que quieren saber acerca de los mitos y verdades del carnaval en Brasil.

Que se quede claro que estas son mis respuestas a las preguntas que me hacen ...

"Es cierto que en el país nada funciona por una semana?"

Les explico que el carnaval es una fiesta que sucede en un martes. Sin embargo, las fiestas comenzon en el sábado anteior y vá hasta el martes, y la mayoría de los servicios vuelven a funcionar el miércoles después del mediodía. Por supuesto, todos los servicios básicos siguen siendo ofrecidos, y el comercio tiene un horario especial para este fin de semana. En las ciudades turísticas bares y restaurantes siempre funcionan. Por supuesto, todo depende de qué lugar de Brasil estás. Algunas ciudades en el noreste (Salvador y Recife, por ejemplo), el Carnaval es más largo, y de hecho pueden haber fiestas hasta por una semana.

¿Cuál es el origen del carnaval?"

Honestamente, en Brasil, el origen me parece incierto. Las explicaciones que he encontrado es que esta seria una fiesta que prepara para el “Miércoles de Cenizas”, donde se queman las ramas usadas en el Domingo de Ramos del año pasado, pero esta explicación es "demasiado católica" para una fiesta como el Carnaval. Algunos otros explican que el carnaval fue introducido por la colonización europea (como casi todo en un país que fue colonia), donde hay fiestas de disfraces hace siglos. ¿Alguien sabe?

"¿Puedo salir a la calle durante el Carnaval?"

Suena divertido, pero algunos chilenos me preguntan si puedes salir a la calle en el Carnaval, pués creen que vás a encontrar una escuela de samba en el camino! Le explico que la escuela de samba desfila por lo general en "sambódromos" (lugares especialmente usados para eso), con fecha y hora fijada. Existe la posibilidad de que se encuentre un bloque de Carnaval, un pequeño grupo de personas se reúnen para celebrar y divertirse incluso en la calle. Pero en general, es muy fácil salir y no hay problemas.

"Es cierto que hay una industria de las escuelas de samba? Que hay gente que trabaja durante todo el año en la escuela?"

¡Sí! Cuando termina un carnaval, las escuelas están pensando en el carnaval del año que viene, y empezan a trabajar inmediatamente. Algunas personas son contratadas para crear los trajes y carros, entre otras funciones, y otros son voluntarios y participan en los ensayos y reuniones durante el año.

Eso es todo. Bueno para aquellos que gustan de Ziriguidum!

2 comentários:

  1. Oi Gabi, gostei do texto, muito interessante o que olhar do outro sobre a nossa cultura. Uma ajudinha sobre a origem do Carnaval: a festa tem origem no chamado Entrudo, uma festa feita pelos açorianos antes do início da Quaresma, na Quarta-feira de Cinzas. O entrudo é uma festa tipo pastelão sabe? O pessoal joga ovos, farinha, água, às vezes até coisas mais mal-cheirosas. Esta festa evoluiu também influenciada pelos bailes de máscaras europeus, assim começando os bailes de carnaval de salão, e também os blocos, os blocos deram origem às escolas de samba e depois aos desfiles. Hoje no Brasil é possível encontrar de tudo um pouquinho, baile de salão, blocos e escolas de samba. E em muitas cidades, o entrudo de certa forma continua, com os banhos de lama.
    Espero ter contribuído um pouquinho!
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amanda, super obrigada! Agora eu sei qual é a origem.
      De uma certa forma, o carnaval não deixa de ser uma mistura de diversas tradições e se apresenta de formas tão distintas (blocos, bailes, trios elétricos, escolas de samba...) fazendo parte de uma mesma festa.
      Beijo

      Excluir