quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Lugares onde andei: Talcahuano, Chile / Lugares donde estuve: Talcahuano, Chile

Olá! Vamos passear juntos?

A idéia que tenho é contar um pouco sobre os lugares nos quais já estive. Pode ser um passeio de fim de semana ou até mesmo uma viagem internacional. Não importa. O que quero é mostrar para vocês as minhas percepções sobre lugares que são, de alguma forma, especiais.

O post de hoje é sobre o museu flutuante Huáscar, em Talcahuano que visitei no último domingo. Ele é considerado um dos mais antigos do mundo no gênero “museu flutuante”.


Saí de LA (Los Ángeles, minha cidade chilena. Não se enganem com a homônima americana) por volta das 10:30h da manhã e chegamos lá perto da hora do almoço.


Almoçamos em um restaurante que eu não ia comentar, mas como ele é muito ruim e é o mais perto do museu, vou dizer: NÃO coma na Bentoteca Esmeralda! (ninguém soube me explicar o que é uma “Bentoteca”). Se você sentir fome não tenha preguiça de ir mais longe e procure um restaurante em Concepción (que é a segunda maior cidade do Chile e está ao lado de Talcahuano) onde, com certeza, há diversos restaurante bacanas.

Depois do almoço começamos a visita entrando na Base Naval de Talcahuano.
A história do navio é a seguinte: Foi construído na Inglaterra a pedido do governo peruano, em 1864 e serviu a marinha de guerra do Peru até 1879 quando, durante o combate naval de Angamos, foi capturado pela esquadra chilena. Fui utilizado pelo Chile até 1897 e hoje, depois de restaurado, serve de museu.

O navio está ancorado e é necessário usar uma balsa (posso chamar assim?), para chegar do pier até ele. Nesse momento eu senti uma insegurança… atenção aos marinheiros puxando a corda para levar a balsa até o navio!!!

Está tudo muito bem organizado, e é sem dúvida, um passeio bem diferente daqueles que estamos acostumados.

Detalhe inusitado: é óbvio que eu não ia tocar no "elemento de uso comum a bordo" número 5 (escupidera) e número 8 (urinário).



Recomendado para quem tem crianças, sem problemas.

As visitas podem ser feitasde terça a domingo, das 9h às 12h e das 14h as 17h. Custa $1000 para adultos (cerca de R$3,50). Crianças e terceira idade pagam meia.

Esse site traz todas as informações: http://www.huascar.cl/

Bom passeio!

_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

Hola! Vamos pasear juntos?

La idea que tengo es contarles un poco acerca de los lugares donde he estado. Puede ser un viaje de fin de semana o incluso un viaje internacional. No importa. Lo que quiero es mostrar mi percepción de los lugares que son, de alguna manera, especiales.

El post de hoy es sobre el museo flotante Huáscar, en Talcahuano, que visité el domingo pasado. Se le considera uno de los más antiguos de su tipo ("museo flotante") el mundo.

Salí de LA (Los Angeles, mi ciudad chilena. No se equivoque con la de mismo nombre en los Estados Unidos) a las 10:30 am y llegué alrededor de la hora del almuerzo.

Almorzamos en un restaurante que no iba hacer comentarios, pero es muy malo y como es lo más cercano al museo, les digo, no comas en Bentoteca Esmeralda! (Nadie pudo explicarme qué es una "Bentoteca"). Les recomiendo ir a un restaurante en Concepción (que es la segunda ciudad más grande de Chile y está al lado de Talcahuano), donde, por supuesto, hay varios restaurantes buenos.

Después del almuerzo, comenzamos la visita a la Base Naval de Talcahuano.

La historia del buque es la siguiente: Se construyó en Inglaterra, a petición del gobierno peruano en 1864 y sirvió a la Armada del Perú hasta 1879 cuando, durante la batalla naval de Angamos, fue capturado por la Armada de Chile. Sirvió a Chile hasta 1897 y hoy, después de haber sido restaurado, alberga un museo.

El barco está anclado y es necesario utilizar una balsa (como la llamo?) para llegar a él. En ese momento sentí una inseguridad ... atención a los marinos juntos a la cuerda!

Es todo muy bien organizado, y es sin duda un paseo muy diferente de lo que estamos acostumbrados.

Detalle: por supesto yo no iba a tocar en los "elementos de uso comun a bordo" número 5 (escupidera) y número 8 (urinario).

Recomendado para niños, sin problema.

Las visitas son de martes a domingo de 9h a 12h y de 14h a 17h. Cuesta $ 1.000 para los adultos (alrededor de R$ 3,50). Niños y ancianos pagan la mitad.

Este sitio ofrece toda la información: http://www.huascar.cl/

Buen paseo!

2 comentários:

  1. Gabi, estou adorando seu Blog...leio quando a Letícia deixa mas achei o máximo esta sua ideia que além de nos manter a par das novidades, oferece muitas dicas para quem desejar fazer um passeio semelhante ou simplesmente quiser conhecer um pouco sobre a vida no Chile!!! Sem contar no teu espanhol que está lindo! Parabéns amiga!

    ResponderExcluir
  2. Lu, que bom que você está lendo, e gostando!!! Eu tenho me esforçado bastante, porque quero treinar meu espanhol.
    Aqui vou escrever dicas do Chile, mas também contar outras histórias. Vamos ver quanto tempo isso vai durar.
    Beijão e saudade.

    ResponderExcluir