terça-feira, 3 de abril de 2012

Leituras de março / Lecturas de marzo

Demorou mais chegou! Aqui estão os livros que li em março.
O primeiro foi “El Cementerio de Praga” de Umberto Eco.
Eu tinha impressão que não ia ser meu livro favorito (e acertei), mas resolvi arriscar pela fama do autor. Vou assumir a minha ignorância e dizer que não gostei, não entendi, sei lá… demorei um monte para conseguir terminá-lo porque a história não me prendia, não fazia sentido. Pode ser porque eu sou muito ruim em História e o livro traz muito de tramas políticas e históricas envolvidas nas entrelinhas. Ok, não é um livro pra mim.
Depois li “Steve Jobs”de Walter Issacson. Todo mundo já deve ter visto o livro por aí, até porque ele foi lançado logo depois da morte do Steve Jobs. Eu gostei bastante! Mas, o Steve era um tanto quanto “especial”. Vocês não acham?

Tenho algumas considerações a fazer: o livro tem quase 800 páginas. Fica super difícil carregar por aí, para ler na fila do banco, por exemplo (alguém lê na fila?). Também senti falta de explorar a parte familiar da vida de Jobs. Achei que fala muito de sua vida profissional, e as poucas menções aos seus relacionamentos com os filhos e a esposa são bem superficiais. Também deixa de retratar a sua morte e a repercussão que causou. Estava esperando por isso e não encontrei.
Por fim, li “Juliet”de Anne Fortier. Esse eu adorei!! É um conto de fadas moderno, mas com muito de trama, intriga e suspense.
Na história, Juliet é uma jovem italiana, órfã que foi criada por uma tia nos Estados Unidos, junto com sua irmã gêmea. Depois da morte da tia, ela descobre que é descendente direta da Julieta (aquela do Romeu) e que há uma maldição sobre ela, que só um amor pode quebrar. A vida de Juliet moderna é contada misturada com a vida da Julieta de 1340. Me diverti muito com a história! Essa é minha recomendação de leitura para as mocinhas apaixonadas.

_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ 
Se tardó, pero estan aquí: los libros que leí en marzo.
El primero fue "El Cementerio de Praga" de Umberto Eco.
Tuve la impresión de que no iba a ser mi libro favorito (y tenía razón), pero decidí correr el riesgo por la reputación del autor.
Voy a asumir mi ignorancia y decir que no me gustó, no lo entendí, no sé ... me costó mucho llegar a terminarlo porque la historia no me ha encantado, no encontraba sentido. Tal vez sea porque soy muy mala en la historia y el libro trae un montón de cuestiones políticas e históricas. Ok, no es un libro para mí.
Luego leí "Steve Jobs" de Walter Issacson. Todo el mundo debe conocer ese libro, ya que fue publicado poco después de la muerte de Steve Jobs. Me gustó mucho! Pero Steve era un poco "especial". ¿No crees?
Tengo algunas cosas a considerar: el libro tiene casi 800 páginas. Es realmente difícil de llevar a todas partes, para leer en la fila del banco, por ejemplo (quien lee en la fila?). También casi no explora la vida familiar de Jobs. Creo que habla mucho de su vida profesional, y las pocas referencias a sus relaciones con sus hijos y su esposa son muy superficiales. También falla en retratar a su muerte y las repercusiones que causó. Yo esperaba más sobre ese tema y no lo encontré.
Por último, leí  "Juliet" de Anne Fortier. Me encantó! Se trata de un cuento de hadas moderno, pero con mucho de trama, intriga y suspense.
En la historia, Juliet es una joven huérfana italiana que fue criada por una tía en los Estados Unidos, junto con su hermana gemela. Después de la muerte de su tía, ella descubre que es una descendiente directa de Julieta (aquella de Romeo) y que hay una maldición sobre ella, que sólo el amor puede romper. La vida moderna de Juliet se mezcla con la vida de Julieta en 1340. Me divertí mucho con la historia! Esta es mi lectura recomendada para las chicas enamoradas.

Um comentário: